Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

EM 2012 SEJA RESILIENTE



EM 2012  SEJA  RESILIENTE

Os 3 Rs da resiliência
Artigo de Lynn Durham – National Wellness Institute – Wellness News you Can Use
Traduzido e adaptado por Alberto Ogata
Nós queremos o melhor para nossos filhos. Nós desejamos que eles sejam saudáveis, felizes e tenham sucesso. O que podemos dar a eles como ferramenta para toda a vida? O que podemos ensinar a eles sobre os 3 “R”s ?
Os 3 “R”s da resiliência são:

Relaxe
Reflita
Responda
Quando se exige uma resposta a uma situação estressora, vários eventos negativos acontecem em nosso corpo. Nós podemos não deixar que estas coisas aconteçam modificando nossos pensamentos e nossas ações neste momento.
A instituição de pesquisa americana Harvard Deaconess Mind/Body Medical Institute pesquisou a relação entre a participação em treinamentos de relaxamento em resposta a estímulos estressantes e o desempenho acadêmico usando quatro parâmetros: notas escolares, comportamento, cooperação e freqüência. Os estudantes que participaram em mais de dois cursos em que os professores incluíram no currículo, treinamentos em relaxamento tiveram maiores notas, melhores condutas e escores de cooperação em comparação com estudantes que tiveram 2 ou menos cursos.
As crianças podem fazer escolhas e elas observam e aprendem com você. São Francisco diz:” Pregue constantemente, às vezes use palavras”.
Como você relaxa nos momentos de maior tensão? Você reflete sobre o que é bom e respeitável? Você pensa antes de responder ou você é um reator (dispara como uma bomba atômica?) Há muitos recursos disponíveis: leia um livro, participe em um workshop, faça uma consulta de  aconselhamento, pratique novas habilidades e conhecimentos. É importante para sua saúde – física, mental, emocional e espiritual. E... suas crianças estão observando você.
Nós temos que escolher. Às vezes é um desafio ter consciência disso. Nós temos a capacidade de determinar os nossos pensamentos, o que falamos e como reagimos. Se nós nos comprometermos em viver com respeito, com bondade, isso irá mudar o mundo.
Pratique os 3 “R”s da resiliência em vida. Ensine para seus filhos. Relaxe, reflita e responda. É um presente para você, para seus filhos e para todos em sua volta.
“Seja a mudança que você quer ver” - Gandhi
RELAXE – respire. Para começar, respire profundamente duas vezes.
REFLITA – Pergunte. Nesta situação, qual é a melhor opção para todos, inclusive para mim.
RESPONDA – Faça. Ninguém obriga você a fazer nada. Você escolhe como agir. Faça com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário