Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Sabor Vegan: Intolerância a Lactose


Sabor Vegan: Intolerância a Lactose





O que é Intolerância a Lactose?

É a incapacidade de digerirmos a lactose (açúcar do leite) devido a falta ou deficiência de uma enzima digestiva, chamada Lactase. Essa enzima ajuda a decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples ( glucose e galactose) para sua melhor absorção.

Como se Desenvolve?

Há alguns motivos que levam à falta de enzima lactase. Faltando a lactase, a lactose permanece lactose, ou seja, não é separada em glicose e galactose para ser absorvida (do intestino para o sangue). Assim, a lactose percorre intestino delgado e chega ao grosso, para depois, talvez, ser eliminada pelas fezes.
Como a lactose é mal absorvida, ela passa a ser fermentada (produzindo ácido lático) pela flora intestinal, gerando muitos gases, inclusive o hidrogênio, que poderá ser utilizado para o diagnóstico.


Quais são os Sintomas?

Os sintomas mais comuns são: ruidos abdominais, diarreia ou constipação, gases, náusea, cólicas. A severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e o grau de lactose que o organismo tolera. Esses sintomas podem levar de alguns minutos a até muitas horas para acontecer.

Quais são os Tipos de Intolerância?

Deficiência Congênita da Enzima: A criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Essa intolerância é muito grave, pois como o principal alimento do bebê é o leite materno (rico em lactose), ele terá sérias consequências , podendo levar a morte, caso não seja diagnosticado e tratado a tempo.

Diminuição Enzimática secundária a doenças intestinais: Pode ocorrer em adultos ou crianças, devido a doenças intestinais, inclusive parasitoses. Nessas situações, ocorre lesão nas células do intestino que produzem lactase, que volta ao normal após a resolução do problema. Essa Intolerância é temporária.

Diminuição gradativa da Lactase ( deficiência primária ou ontogenética):Com o avançar da idade, todos temos tendência natural de produzir menos lactase. já que a fase de maior produção da enzima ocorre até os dois anos de idade.

Estima-se que 70% da população mundial têm algum grau de intolerância.


Como é feito o Diagnóstico?

Há três tipos de testes laboratoriais:

Teste de Tolerância a Lactose:  O indivíduo ingere uma quantidade de lactose. A glicemia (quantidade de glicose no sangue) é dosada antes dela tomar a lactose durante o teste. A glicemia é medida quatro vezes num intervalo de 2hs. Se a glicemia se elevar nesse período, o individuo não tem intolerância. Caso contrário, o intolerante a lactose não terá elevação de glicose no sangue durante o exame. E além disso, ao terminar o exame, costuma ter diarreia.

Teste Respiratório: No laboratório, o indivíduo ingere uma quantidade de lactose (quando a lactose não é digerida, as bactérias produzem o gás hidrogênio, que é absorvido, vai para o sangue e chega aos pulmões) se o gás hidrogênio for detectado na respiração, o teste indica fermentação da lactose pelas bactérias e, portanto, intolerância a lactose.

Teste de Acidez nas Fezes: Teste mais seguro para ser feito em crianças - A chegada de lactose no intestino grosso provoca a fermentação, que além de produzir hidrogênio, acidifica as fezes e traz glicose junto a ela. A coleta é feita após 8 horas da ingestão de lactose.


Como é o Tratamento?

Não há cura para intolerância a lactose, não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir a enzima lactase. A única forma de tratamento, é minimizar os sintomas através de dieta, de acordo com a causa e o desejo do indivíduo acometido.

Quando a intolerância é devido a verminoses ou qualquer outro motivo secundário, o tratamento é redirecionado para a resolução do problema, sendo desaconselhado o uso de lactose até sua resolução.

Para quem tem deficiência primária, a forma mais segura é retirar completamente leite e derivados da dieta. Para adotar essa conduta, a pessoa precisa estar disposta a modificar seus hábitos, e no meio social, ter jogo de cintura.

Outra opção é retirar parcialmente a lactose da dieta. Muitas pessoas adultas toleram bem uma determinada quantidade de lactose, mas passado dessa quantidade, os sintomas aparecem. opções de alimentos: leites com baixo teor de lactose, queijos roquefort, suíço e camembert. Para saber a quantidade de lactose que o organismo tolera, só experimentando. Há quem tolere bem um copo de leite por dia, outros não.

Através de medicamento, é possível manter ou reduzir o consumo de lactose. A quantidade e forma de usa-lo devem ser orientadas pelo seu médico.

Fonte:
Revista Vegetarianos ed. 53 e 54, Dr. Eric Slywitch
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?269
http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/88lactose.html
http://www.ufrgs.br/alimentus/laticinios/leite_fq/fq_composicao_lactose_popup.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário