Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Drenagem Linfática


Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual é conhecida para tratar a celulite e o edema, o famoso INCHAÇO, mas também é utilizada em diversas indicações terapêuticas tais como:
· Linfoedema Primário e Secundário
· Linfoedema do Braço Pós - Mastectomia (Retirada da Mama)
· Edemas pós-operatórios e pós - traumáticos
· Problemas Circulatórios
· Pós - Cirurgia plástica
· Pós - Lipoaspiração
· Sinusite, Rinite e Otite
· Varizes e pernas cansadas
· Edemas da Gravidez
· Enxaquecas
· Atrose, Artrite, Gota
· Tendinites
· Celulite



"O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodosductos linfáticostecidos linfáticoscapilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora comglóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitosmonócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas comoplasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa." Wikipédia



A drenagem linfática é um tipo de massagem muito peculiar, deve ser feita por fisioterapeutas, pois tem a forma, sentido, pressão e velocidade ideal de aplicação, para isso é necessário noções de fisiologia e anatomia. É necessário conhecer a técnica aplicada, para que seja garantida a saúde do paciente e a eficácia do procedimento.



É importante dizer que não há nenhuma pesquisa, NADA que comprove, que técnicas de massagem que emagreçam ou reduzem gordura localizada, o que a drenagem faz é redução do edema, ou seja, diminui o inchaço, preservando o sistema circulatório e linfático, quanto mais inchado o paciente estiver mais vai haver redução vivível de medidas
O sistema linfático é delicado e se rompe muito antes de um um capilar sanguíneo,  quando um capilar sanguíneo se rompe o sangue extravasa e forma uma mancha roxa (equimose) já quando um capilar linfático se rompe... a linfa é transparente e esse extravasamento não é visível.
Lesões constantes do sistema linfático causadas por massagens agressivas pode causar um EDEMA crônico, já que o sistema linfático não tem tempo suficiente para regeneração, imagina um indivúduo que faz este tipo de massagem duas vezes por semana por três meses... fazendo lesões constantes do sistema circulatório e linfático.
Essas pessoas que fazem "massagem emagrecedora " ou que são muito fortes, prometem redução da gordura, clientes que sentem dor, ficam cheias de marcas roxas e acham que é normal e que isso vai acabar com a gordura localizada ou celulite, esse tipo de massagem pode ainda estimular a flacidez de pele.
Leia mais sobre flacidez de pele em:

Já li cada coisa apavorante em revistas de beleza e na internet que influenciam as pessoas de forma errada e com risco para a sua saúde, vamos procurar orientação antes de sair seguindo modismo a cada verão, por favor preserve sua saúde, não queira ficar bonita ou magra a qualquer custo!!!

Mais informações na publicação "Edema Linfático", Cique no link:
http://daniborgesfisio.blogspot.com/2011/07/edema-linfatico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário