Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

JARDIM SENSORIAL


JARDIM SENSORIAL




Um Jardim deve ser possível para todos. Conheça agora as possibilidades do jardim do olfato, do tato e do deslumbramento de sua descoberta.

O Jardim sempre foi um espaço de lazer e prazer para todos os usuários, mesclando um paradigma de sonho e realidade. Através deste espaço, era possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão. Michael Corajoud define bem o conceito de jardim, quando declara que este não é feito somente para compensar as lacunas de uma cidade, nem simplesmente para inserir a natureza no espaço urbano. 

O jardim é um fragmento de um sonho, e não um enclave necessário para trazer ar para o cidadão. E como fragmento de um sonho, o jardim deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário, incluindo os portadores de deficiência em geral - ou seja deficientes visuais, auditivos, físicos - e também os idosos.

Mas infelizmente, grande parte dos jardins brasileiros, tanto residenciais quanto públicos, não consideram esta parcela da sociedade, dificultando e até impedindo o contato com a natureza.

Em sua maioria, os jardins não são adaptados aos portadores de deficiência e/ou idosos incluindo em seus espaços espécies inadequadas, detalhes construtivos como rebaixos e desníveis que dificultam a circulação dos deficientes, dentre outros problemas.

As pequenas fontes e repuxos d’água também são responsáveis por agradáveis sensações, e podem ser inseridas em qualquer jardim através de um simples sistema de bombeamento de água, semelhante ao utilizado em aquários. O som emitido pela água é calmante e terapêutico segundo especialistas holísticos.

(No caso de fontes maiores com espelhos dágua, a segurança pode ser oferecida pela diferenciação do revestimento de piso nas proximidades da mesma. O barulho da água associado à diferença de textura do piso, são elementos que irão sinalizar a proximidade da água para o deficiente visual. Tudo isso sem dispensar o guarda-corpo e o corrimão). 

Beatriz Chimentti - Arquiteta e Profª de Paisagismo e Pedro Gomes da Cruz (Paisagismo) SAIBA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário