Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais magra com a dieta com a dieta antiglúten

Mais magra com a dieta com a dieta antiglúten
Riscar essa substância do prato melhora o funcionamento do intestino e ajuda a eliminar os quilinhos extras. Se animou? Então, adote esta estratégia rapidinho e seque até 5 kg em 1 mês

Por Leonardo Valle



  Como pode uma proteína tão comum infl uenciar negativamente na perda de peso? Para quem desconhece, o glúten se encaixa exatamente neste conceito. Composto por duas substâncias - gliadina e glutenina - ele é encontrado na semente de muitos cereais, como trigo, centeio, cevada e aveia. Para você ter uma ideia, 80% das proteínas do trigo são puro glúten. Além disso, é justamente ele o responsável por garantir que pães e bolos fiquem macios e fofinhos. “O glúten garante elasticidade da massa da farinha. É o que permite, sobretudo, sua fermentação”, explica a nutróloga Heloísa Rocha. O problema é que, quando ingerido, vira uma espécie de cola no organismo, grudando nas paredes do intestino e, com isso, bloqueando a absorção de nutrientes. Ele também facilita o acúmulo de toxinas e leva a alterações no metabolismo.
Em forma
“O glúten atrapalha a digestão de qualquer pessoa, por isso, é bom evitálo sempre que possível. Ele pode contribuir para o aumento do peso, dores articulares, oscilações de humor e até quadros de depressão, devido à diminuição na serotonina. Aproximadamente 80 % desse neurotransmissor, responsável pela sensação de prazer, é produzido no intestino”, dispara a especialista. O efeito do glúten pode variar em cada organismo. Em linhas gerais, a sua retirada da alimentação provoca um melhor funcionamento intestinal e – consequentemente – leva a perda de peso. Já nas mulheres que sofrem de doença celíaca, cortar a substância do cardápio melhora os sintomas de diarreia e permite a absorção dos nutrientes, resultando em um ganho saudável de peso.
Mas uma dieta glúten free exige certo esforço, já que a substância está presente em alimentos comuns no dia a dia, como pão integral , macarrão, bolos e até na cervejinha. Por esse motivo, a dica é investir em comidinhas feitas com farinha à base de batata ou arroz, além de consumir grãos como a quinoa e a soja, que não possuem a substância.
Doença celíaca
Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten, enfermidade que recebe o nome de doença celíaca. Nesse caso, a substância provoca reações que danificam o intestino delgado e levam a quadros de diarreia, perda de peso e náuseas constantes. Além disso, a agressão ao intestino delgado leva à má absorção de vitaminas e minerais, prejudicando o funcionamento do organismo. É por esse motivo que todos os produtos alimentícios são obrigados por lei a informar se possuem ou não glúten na sua composição.
Há duas teorias vinculadas ao aparecimento da doença: deficiência enzimática e resposta imunológica. Na primeira, indivíduos geneticamente predispostos apresentariam redução ou ausência da enzima peptidase, presente na mucosa intestinal e responsável por “quebrar” o glúten. Já a teoria imunológica – que possui mais suporte científico – afirma que, ao entrar em contato com a substância, o celíaco desenvolve anticorpos que “atacam” a mucosa do intestino delgado. Uma recente pesquisa do Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, ajudou a validar a hipótese que três peptídeos (moléculas que compõem os blocos da proteína) provocam a reação imunológica.

Fininha em tempo recorde
Menos de um ano após ter dado à luz seu filho Pedro, lá estava Juliana Paes retornando à telinha ainda mais linda e com o corpo em forma. O que muita gente não sabe é que a bela lançou mão de um segredinho para voltar ao mesmo manequim pré-gestação: riscou alimentos com glúten de todas as refeições. “A Juliana não é celíaca, mas cortamos essa substância para melhorar sua digestão. Com esse novo cardápio, ela perdeu 8 kg em menos de dois meses”, conta Heloísa Rocha, nutróloga e responsável pela dieta da atriz.



Saudável e fininha
Pedimos para Heloísa Rocha, nutricionista de Juliana Paes, que elaborasse para você um cardápio parecido com aquele que fez a atriz entrar em forma após sua gestação. Ele conta com 1.200 calorias diárias e é capaz de secar até 5 kg em 1 mês. Acompanhe!

Saúde no prato
Faltaram opções de pratos isentos de glúten na dieta? As três receitas a seguir, além de não conterem a proteína, se destacam por serem supernutritivas. Funcionamento regular do intestino e, consequentemente, perda de peso é um dos grandes benefícios de quem elimina o glúten do cardápio diário

PÃO DE MICRO-ONDAS
TABULE
ESTROGONOFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário