Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Sucos de frutas refrescam e ajudam a repor vitaminas e sais minerais perdidos com o suor


05.03.2010
Refrescantes e fáceis de fazer, ossucos são sempre uma ótima opção para matar a sede. Além do poder de hidratação, as bebidas feitas comfrutas vegetais ajudam a reporvitaminas sais minerais, que costumam ser eliminados com mais rapidez quando a temperatura aumenta. Por esse motivo, são aliadas na alimentação de verão dascrianças, dos idosos e de quem costuma se sentir mais fraco ou cansado com o calor.
- Combinar frutas e vegetais no suco é uma boa forma de incluir mais vitaminas e minerais na dieta. Isso por que esses alimentos têm efeito sinérgico, ou seja, seus efeitos benéficos aumentam quando são misturados – explica a nutricionista Bia Rique, representante oficial do braço internacional da Associação Dietética Americana (American Overseas Dietetic Association).
Para ela, os sucos são especialmente indicados para crianças, atletas, idosos e quem costuma ‘esquecer’ de comer frutas e vegetais ao longo do dia. O nutrólogo Edson Credidio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), também aposta nos sucos como um aliado da alimentação de verão. Porém, ele lembra que a bebida nunca deve substituir uma refeição, em especial o café da manhã ou o almoço.
- Para uma refeição ser balanceada, ela precisa combinar alimentos construtores como carnes, leguminosas ou castanhas, reguladores (verduras e frutas) e energéticos, como massas ou grãos – diz o médico.
Os especialistas ensinam que o suco fica ainda mais nutritivo quando combinados com outras fontes de vitaminas e sais minerais como a água de coco e o mel. Os feitos com vegetais – principalmente as folhas escuras como a couve, o agrião e o funcho – também são uma boa pedida para quem costuma ter anemia ou vive gripado.

Cuidado com o excesso de calorias

Quem está de dieta deve consumir os sucos com moderação, lembra Bia Rique. Isso porque a bebida quase sempre é rica em calorias e, ou contrário da fruta, não traz saciedade.
- O suco de frutas é absorvido rapidamente pelo organismo. Quem conta calorias deve preferir a fruta inteira, que permanece mais tempo no estômago. Mas nada impede que o suco seja uma ótima opção de lanche para quem costuma comer na rua – ensina a nutricionista.
Para evitar os quilos extras, Bia sugere a limonada suíça – que é praticamente isenta de calorias – e os sucos feitos com frutas com pouco teor de açúcar, como morango, melancia, melão e abacaxi. Outra dica é nunca substituir a água pelo suco, nem adoçar a bebida com açúcar.

Confira os efeitos benéficos de algumas combinações:

Maçã com tangerina – Bom para atletas e idosos, o suco é rico em potássio e ajuda a evitar a fadiga e as câimbras. Também tem altas doses de vitamina A, fósforo e niacina, que ajuda a diminuir o colesterol.
Banana com água de coco – Rico em sais minerais como potássio e fósforo e vitaminas do complexo B, o suco é indicado para atletas ou pessoas que perderam muito líquido. Por causa do alto teor de glicose, também serve para dar mais energia para quem está desanimado.
Manga com couve – O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e ferro. Já a manga é rica em gorduras boas e vitamina A. É um bom complemento alimentar para quem é vegetariano ou está anêmico.
Limonada com agrião - Indicado por quem está de dieta ou não quer engordar, o suco tem pouquíssimas calorias e pode ser consumido durante o dia por quem quer substituir o refrigerante ou outra bebida artificial. O agrião, rico em beta-caroteno, ajuda a manter o bronzeado.
Maracujá com gengibre – Refrescante, a mistura é boa para quem está com a imunidade baixa. O gengibre age como descongestionante, fortalece o sistema imunológico e equilibra o metabolismo. Já o maracujá atua como calmante e antiiflamatório.
Cenoura com maçã e beterraba – Indicado para crianças que comem poucos vegetais ou adultos que abusaram do sol, o suco é rico em antioxidantes que fortalecem o organismo. A cenoura é fonte das vitaminas A e C, a beterraba contém grandes quantidades de ácido fólico, e a maçã ajuda a dar um sabor mais suave à mistura.
Fonte O Globo
Posted by luc @ 18:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário