Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

Suplementos Nutricionais


Lecitina de Soja

Lecitina de Soja
“Protetor hepático e preventivo das doenças cardiovasculares”
O que é Lecitina
lecitinaO nome Lecitina é originária da palavra grega “Lekithos” que significa gema de ovo, pois foi a partir dela que inicialmente se isolou, em meados do século passado, uma substância natural, rica em fósforo que genéricamente é designada de fosfatídeos. A lecitina tem em sua composição três fosfatídeos: Fosfatidilcolina, a cefalina e o fosfatídeo de inositol. Fazendo parte da estrutura de fosfatídeos aparecem também os ácidos graxos poli-insaturados essenciais (ácido linolêico e linolênico). Na lecitina de soja são encontrados ainda, em quantidades menos significativas, as chamadas vitaminas lipossolúveis, ou sejam, as vitaminas A, E e K e alguns minerais, além de fósforo,  cálcio, ferro e magnésio. A lecitina age no organismo através da ação isolada ou sinérgica dos seus principais componentes, que são a Colina, o Fósforo,o Insitol,os Ácidos Graxos Poli-insaturados e outros princípios ativos.
Ação dos principais componentes da lecitina
COLINA: é uma das mais importantes vitaminas do complexo B, que o nosso organismo exige em maior quantidade que as demais vitaminas. A sua principal função é impedir a acumulação de gorduras em nosso corpo. A colina é essencial para o funcionamento saudável do sistema nervoso, sendo um dos ingredientes da acetilcolina, uma espécie de fluido dos nervos. Sem uma quantidade suficiente de vitamina B, as gorduras acumulam-se no fígado, afetando o seu funcionamento.
FÓSFORO: o fósforo tem mais funções no corpo humano do que qualquer outro mineral. A quantidade do fósforo contida em nosso organismo é muito grande só sendo ultrapassada pelo cálcio. O fósforo desempenha um papel importante no metabolismo energético do músculo, no metabolismo dos carboidratos, proteinas e gorduras, no metabolismo do tecido nervoso, na química normal do sangue, no crescimento do esqueleto, desenvolvimento dos dentes e no transporte de ácidos graxos. Sem esse mineral o organismo encontra dificuldade na transformação do alimento em energia.
INOSITOL: é uma vitamina do complexo B encontrada sempre associada à Colina. Verificou-se que a ação conjunta destes é que promove a diminuição do colesterol e triglicerídeos. Esta vitamina auxilia no metabolismo das gorduras e encontra-se extensivamente distribuida pelo organísmo, sendo que as maiores concentrações localizam-se no cérebro, nos músculos do coração, rins, baço e fígado. O inositol atua na pele, nos cabelos, no tecido muscular e o seu efeito calmante contrário a insônia e à ansiedade.
ÁCIDOS GRAXOS POLI-INSATURADOS: Na cadeia de fosfatídeos de Colina, inositol e cefalinas, estão presentes também os ácidos graxos poli-insaturados essenciais, dos quais os mais importantes são os ácidos linolêico (54%) e o linolênico (5%) que são constituintes da vitamina F. Esses ácidos são chamados essenciais porque o nosso organismo não os pode fabricar e são importantes para a nossa saúde, pois contituem matéria prima para que sejam sintetizadas outros valiosos nutrientes das células. Além de controlar os níveis de colesterol, desempenham um papel importante na manutenção da saúde das membranas celulares, dos nervos, da glândula tireóde e dos rins.
Indicações e Usos
A Lecitina, por ser um dos maiores tensoativos da natureza, tem capacidade de emulcionar as gorduras existentes na corrente sanguínea, evitando a adesão de gorduras nas paredes das artérias e no tecido adiposo, que pode levar a obesidade. Portanto, é um suplemento alimentar sem contra-indicações, utilizável em regimes alimentares, que age como preventivo nas enfermidades resultantes do acúmulo de gorduras no organismo. É indicado na prevenção de doenças cardio-vasculares, na redução do colesterol, na proteção do fígado e para ipedir a formação de cálculos biliares. Recomendada como auxiliar no tratamento da obesidade e de enfermidades da pele e cabelos. Tônico para o sistema nervoso e atividades cerebrais.
Como consumir
Normalmente as lecitinas comerciais são vendidas em cápsulas gelatinosas de 500mg, que é a melhor forma de proteção e consumo. A dosagem média de consumo na prevenção deve ser de 04 a 06 cápsulas diárias, de preferência próximo às principais refeições. Pessoas com problemas de saúde, assim como qualquer alimento, devem buscar a orientação de um profissional habilitado. Qulquer que seja a situação, é conveniente não ultrapassar o consumo diário superior a 20 cápsulas de 500mg.
Cuidados ao adquirir
Como qualquer alimento, é importante ter cuidados na aquisição da Lecitina, já que é produto de extração. Verifique se foi extraído a frio e se possui o Certificado de Garantia, pois o que dá resultado não é o preço, mais sim a qualidade.
“A prevenção é a única forma de evitar os desconfortos do futuro. Previna-se!”
Fonte: Por Kunio Inamoto, Novos Rumos, ago/2010.

À mesa, com a Levedura de Cerveja?

À mesa, com a Levedura de Cerveja?
clip_image002A levedura de cerveja é um alimento precioso e um remédio milenar. Já assim a considerava Hipócrates, o “Pai da Medicina”, bem como os monges das confrarias medievais, que a empregavam nas curas de muitos males, principalmente nas chagas e furunculoses.
As leveduras são fungos ascomicetos, cogumelos microscópicos, que se multiplicam ordinariamente por gemação, conformando, assim, longas fiadas de células (cada uma é um ovóide com a dimensão de 8 a 10 milésimas de milímetro), como as contas de um rosário. O género Saccharomyces compreende várias espécies, de que uma das principais é a levedura de cerveja (saccharomyces cerevisae). É, de longe, a mais apreciada e a mais rica em termos alimentares. Provindo do malte, e não da madeira e celulose, assegura as proteínas necessárias e completas em todos os aminoácidos, sendo, por isso, ideal para os que não se alimentam de carne.
Propriedades
Está particularmente indicada nos casos de diabetes (devido ao alto teor em glutatião), furunculose, acne e demais problemas de pele, gravidez, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento, afecções do sistema linfático (intoxicações, infecções), arteriosclerose, doenças artríticas, alcoolismo. É um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possuem ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as suprarenais, as gônadas. É um tônico geral, cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado). É muito adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.
Mostra-se ainda mais eficaz e equilibrada que o germe de trigo, um “alimento-rei” na nossa alimentação. Estudos comparados, em numerosos produtos de nutrição, revelaram que nenhum outro apresentava tal combinação tão perfeita e sob forma tão assimilável, de substâncias nutritivas importantes ou raras.
Composição
A levedura de cerveja é rica em proteínas (45 a 50%) muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cisteína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc.), glucídios, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selênio, cromo, alumínio). Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lipídios (5 a 20%: estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol, zimosterol…), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases…).
No que concerne ao teor vitamínico, é considerada a maior e melhor fonte conhecida. Como já dissemos, é riquíssimo em complexo B, fator essencial da respiração e nutrição celulares e, assim, da manutenção do equilíbrio orgânico. Vale à pena, pois, determo-nos no seu quadro de vitaminas e fatores vitamínicos:
- B1 (aneurina ou tiamina) – protetora e equilibrante do sistema nervoso e de enorme importância no metabolismo dos glúcidos (registam-se 8 a 15mg por 100gr de levedura).
- B2 (riboflavina ou lactoflavina) – fator de crescimento, favorece a respiração celular e regenera a flora intestinal (3,5 a 8mg).
- B5 (ácido pantoténico) – de grande valia para o fígado, os epitélios, as mucosas respiratórias e digestivas (útil nas alergias). A carência produz dificuldades na atenção e na concentração mental, dores de cabeça, transtornos do sono, cãibras musculares e baixo rendimento energético geral. Ajuda a promover o crescimento e a pigmentação dos cabelos, e a cicatrização das feridas, sobretudo no campo da cirurgia (12 a 25mg, 8 vezes mais do que igual conteúdo de cereais).
- B6 (adermina ou piridoxina) – fator de crescimento, estimulante muscular, favorece a formação de glóbulos vermelhos, protege a pele. Intervém na função adreno-cortical e no metabolismo do enxofre e das purinas. É antagónica à histamina, sendo, por isso, útil nas doenças alérgicas (3 a 10mg, 10 vezes mais do que em igual conteúdo de carne).
- B9 (ácido fólico) – fator de crescimento e anti-anêmica; nutriente do sistema nervoso. É muito necessária na gravidez (0,005 a 0,13 mg, 20 vezes mais do que igual conteúdo de farelo de trigo).
- B12 – intervém ativamente na hematopoese (formação dos glóbulos sanguíneos) (não dispomos de valores tabelares).
- B15 – facilita o aporte de oxigénio a todos os tecidos. Ajuda na síntese das proteínas. Estimula o sistema imunitário. É um protetor hepático e combate o colesterol (não dispomos de valores).
- BX (ácido paraminobenzóico) – é importante na boa utilização das proteínas. Mantém, e em alguns casos recupera a pigmentação capilar, bem como a elasticidade da pele. Promove a expectoração e é balsâmica nas inflamações do trato urinário. O seu déficit pode causar eczema (0,03 a 0,55 mg).
- PP (nicotinamida) – anti-pelagra, importante para a assimilação dos amidos e gorduras, intervém na formação do sangue e na função dos nervos (30 a 80mg, 10 a 20 vezes mais do que igual conteúdo de carne).
- Biotina – protetora da pele, anti-seborréica, importante no equilíbrio do crescimento e do sistema nervoso (2 a 7,5mg).
- Colina – tem ação fisiológica sobre a pressão sanguínea, como antagonista da adrenalina, e na regulação dos movimentos peristálticos do intestino. Opõe-se à sedimentação de gordura a nível hepático, sendo útil nas cirroses (0,1 a 1,2 mg).
- Inositol – tem papel determinante e regulador na reprodução celular, sendo anticancerígeno. Combate à alopecia (queda dos cabelos). Contribui para um crescimento equilibrado. Intervém na atividade lipotrópica e na motilidade intestinal (80 a 160mg).
- Ergosterol (provitamina D) – está intimamente ligado com a vitamina D, auxiliando na boa fixação do cálcio e do fósforo de origem alimentar. É importantíssimo na formação dos ossos e dentes e para a manutenção das suas estruturas. Tem papel na conservação do tônus muscular e na contração dos músculos (não dispomos de valores).
- E – é fundamental na manutenção da integridade dos tecidos da reprodução (ovários, testículos), bem como da musculatura e vasculares. É anti-esterilidade e anti-abortiva (conteúdo elevado, embora não disponhamos de valores).
- Complexo T – promotor do crescimento, útil na anorexia infantil, doença celíaca, osteoporose e raquitismo (não dispomos de valores).
Uma vez que a levedura de cerveja é invulgarmente rica em aminoácidos fundamentais, julgamos útil reproduzir aqui as características básicas que lhes são referentes.
- Arginina – tem papel preponderante na libertação das hormonas de crescimento, intervindo no desenvolvimento muscular e na redução de gordura no organismo. Tem, paralelamente, uma importante ação como retentora do nitrogênio, essencial para o crescimento dos músculos.
- Lisina – é igualmente útil na libertação das hormonas de crescimento e utilizada para favorecer o crescimento proporcional em crianças extremamente pequenas. Atua na produção da carnitina, a qual tem a propriedade de “queimar” as gorduras em excesso no organismo. Mostrou-se, ainda, útil na prevenção dos vírus de Herpes Zoster.
- Tirosina – é um derivado do aminoácido fenilalanina. É um precursor da hormona adrenocortical, assim como da dopamina. Atua na atividade mental.
- Fenilalanina – estimulante da memória e da capacidade cognitiva, bem como da funcionalidade sexual. Revelou-se útil nos tratamentos antidepressivos. Tem efeitos analgésicos.
- Histidina – tem vindo a ser utilizada no tratamento da artrite reumatóide. Igualmente, revelou resultados positivos no combate às situações alérgicas. Conjuntamente com a niacina e a piridoxina, sugere ter efeito estimulador em nível da atividade sexual.
- Ácido aspártico – intervém na síntese das glicoproteínas, além de desempenhar um papel na formação de glicose (conversão de hidratos de carbono, glucose, etc.). Parece, ainda, incrementar a capacidade de resistência dos atletas.
- Treonina – intervém nos processos digestivos, designadamente na função intestinal e no metabolismo dos lípidos ao nível hepático.
- Cisteína – é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger o organismo contra as bactérias, vírus, químicos e radiações nocivos. Promove a saúde capilar e a das unhas, acelerando o seu crescimento.
- Valina – intervém determinantemente na atividade mental, na coordenação dos músculos e no equilíbrio emocional.
- Metionina – é fundamental para a síntese da carnitina e tem um importante papel no sistema glandular. É antitóxica.
- Seria – é essencial no funcionamento do cérebro.
- Ácido glutâmico – é o único aminoácido capaz de transpor a barreira entre o sangue e o cérebro. É geralmente utilizado nos tratamentos antidepressivos, diminuição da memória, senilidade, esquizofrenia, alcoolismo e muitas outras desordens cerebrais (é comum referir que o ácido glutâmico é o combustível do cérebro).
- Isoleucina – é interveniente no funcionamento cerebral.
- Glicina – experiências revelaram existir grande concentração de glicina na pele e tecido conjuntivo. Crê-se que seja beneficamente interveniente na regeneração destes tecidos, bem como no crescimento dos músculos.
- Alanina – tem uma ação direta na redução do colesterol, particularmente quando associada com a arginina e a glicina. Contribui para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
- Prolina – é um dos principais componentes do tecido conjuntivo que liga e suporta todos os outros tecidos (colágeno). Ajuda a combater a flacidez associada ao envelhecimento. Intervém beneficamente nos processos de cicatrização.
Modo de Emprego
Em pó:
Como alimento, usa-se misturada nas saladas, nas sopas, nas hortaliças estufadas, fritas ou cozidas (cerca de uma colher de sobremesa, para crianças; uma ou duas das de sopa, para adultos). Emulsionada em azeite, pode barrar fatias de pão, substituindo, com vantagem, o queijo ou a manteiga. Existe, à venda, levedura isenta de sódio, para as dietas sem sal. Para manter a sua integridade, não deve ser cozida, mas, sim, misturada nos outros alimentos, “cru”, ou pode polvilhar-se, como se faz com o queijo ralado.
Como regime dietético, toma-se regularmente, nas três refeições principais, uma colher de sobremesa de levedura, dissolvendo num pouco de líquido.
Em comprimidos ou cápsulas:
Como manutenção, e em geral, tomam-se 6 comprimidos ou cápsulas distribuídos pelas três refeições principais (ou de acordo com a prescrição específica referida na embalagem).
Nos tratamentos de fundo e nas crises agudas (casos de reumatismo e doenças artríticas, furunculose, etc.), são indicados 12 comprimidos diários, 4 no final de cada refeição. A mesma quantidade deve adaptar-se nos regimes de combate à Obesidade, mas tomada cerca de dez minutos antes de cada refeição.
Nos casos de Obstipação (prisão de ventre), tomar 10 a 12 comprimidos junto com o pequeno-almoço.
Quem tenha uma vida muito sedentária, pode, com vantagem, fazer uma “Cura de Levedura” de três semanas (21 dias) em cada estação do ano.
“Naturalmente, fazemos notar que nas doenças já instaladas (agudas ou crônicas)
a levedura não deve substituir-se ao tratamento prescrito pelo médico,
Unicamente devendo ser considerada um adjuvante”.
                                                                                   Isabel Nunes Governo.
Esta levedura, mais barata, germina até em culturas sintéticas e tem as percentagens em vitamina B1, treonina e metionina muito reduzidas. Na Alemanha, contudo, é igualmente muito valorizada. Durante a Guerra, sob a míngua dos recursos, aprendeu-se a aproveitar até os desperdícios da madeira. Dela se verificou que, de modo simples, era possível extrair um rico alimento albuminóide que, em outras condições mais risonhas, talvez não merecesse a atenção e adoção para consumo humano, dado o seu pouco agradável sabor. Entre nós, esta levedura da madeira sempre foi considerada um alimento mais apropriado para o gado, suíno, melhorando a saúde geral dos animais e conferindo um apreciado paladar às suas carnes. Tal se deve ao elevado teor em biotina, que ajuda a transformar sebo em carne (massa muscular).
O glutation é um péptido sulfurado (composto de ácido glutâmico, cisteína, glicocola…), que exerce ação preponderante em todos os fenômenos biológicos e, em particular, nas reações de oxido-redução, nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções. Encontra-se, na levedura, numa quantidade excepcionalmente elevada.
Numa tabela divulgada pelo médico naturista Dr. Indíveri Colucci, na levedura de cerveja encontram-se 182 mg de ferro por cada quilo, um índice que dista imensamente de quase todos os alimentos disponíveis na alimentação comum. O mais próximo é o do farelo de cereais, que ronda os 168 mg por quilo, seguindo a gema de ovo, com 86 mg/kg, o melaço de cana, 73, e as leguminosas secas, entre 60 e 86. Em média, os restantes (e são muitos) apresentam valores até 20 – 30 mg por quilo.
Contém grandes quantidades de ergosterol (provitamina D), de tal modo que, depois de irradiado, a sua ação anti-raquítica é quatro vezes superior à do óleo de fígado de bacalhau.
Cuidados ao adquirir
Como qualquer alimento, é importante ter cuidados na aquisição do Levedo, já que é produto de extração. Verifique se possui o Certificado de Garantia, pois o que dá resultado não é o preço, mais sim a qualidade.
“A prevenção é a única forma de evitar os desconfortos do futuro. Previna-se!”
Elementos extraídos de uma tábua publicada por “Terra Pura”, C.C. das Amoreiras, Lisboa
License
This work is published under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 License.

Nós realmente precisamos de complementos nutricionais?

Nós realmente precisamos de complementos nutricionais?
A resposta padrão é:
suplementonatural“Pessoas que seguem uma dieta balanceada não precisam de complementos”. Se formos saudáveis e cheios de energia, dormimos bem, vivemos em um ambiente natural não poluído, não temos uma vida extremamente agitada, ingerimos variedade de alimentos frescos e temos uma boa digestão, provavelmente necessitamos de poucos complementos adicionais, se chegarmos a requerê-los.
Quase todos vivemos em um mundo agitado, estressante, fazemos nossas refeições às pressas, mal mastigamos os alimentos, respiramos ar poluído, bebemos água clorada e temos contato com vários agentes químicos adicionados aos alimentos, medicamentos e outros produtos que ingerimos ou inalamos. Tudo isso esgota de nosso organismo dos nutrientes essenciais necessários para a manutenção de um nível ideal de saúde.
Para os indivíduos que ingerem suas necessidades nutricionais de forma natural, é interessante observar que o Dr. Donald Frederickson do Instituto Nacional de Saúde – EUA estima que um terço de todos os casos de câncer é devido a fatores genéticos; e os outros dois terços a fatores ambientais dos quais a maioria está associada à dieta. Mesmo se tivermos uma ótima saúde, existem ainda muitos fatores estressantes externos que causam a depleção – diminuição/desgaste – de vitaminas e sais minerais que nosso organismo necessita para pleno funcionamento. Tendo consciência desses fatores desgastantes podemos melhor determinar nossas próprias necessidades nutricionais. Uma pessoa que, por exemplo, bebe, fuma e sofre constante pressão no trabalho todos os dias estão muito mais propensos a apresentar deficiências nutricionais do que outra que não segue esse mesmo estilo de vida.
O tabagismo, um hábito comum, é particularmente nocivo à reserva de nutrientes do organismo. Um único cigarro pode eliminar 25 mg de vitamina C do organismo. Os fumantes apresentam uma probabilidade duas a três vezes maior de demonstrar sinais de deficiência de vitamina C do que os que não fumam. Esses requerem pelo menos 2000 mg dessa vitamina ao dia para manter suas reservas orgânicas. O tabagismo também destrói as frágeis vitaminas B. O cádmio, um elemento tóxico contido nos cigarros, pode causar a depleção de zinco, um importante mineral para a saúde dos homens.
O risco de desenvolver várias deficiências de vitaminas e sais minerais aumenta com o consumo do álcool. Este prejudica o revestimento do estômago e dos intestinos, força o fígado, reduzindo a absorção de nutrientes. Apenas 20 gramas de álcool destroem 25000 UI de vitamina A e todas as vitaminas B.
Medicamentos comuns como aspirinas, causam depleção de vitamina C, de bioflavonóides e de vitamina K – o fator de coagulação do sangue. Uma das razões pelas quais o abuso de aspirina leva à hemorragia interna é que ela interfere com a ação dessas vitaminas no sistema circulatório. Mulheres que tomam anticoncepcionais durante três ou mais anos podem requerer mais vitamina B6 para prevenir o diabetes.
Café e chá, refrigerante e açúcar podem interferir com a absorção de sais minerais. Chá e café são conhecidos por reduzir a absorção de ferro em mais de 70%, causando intensa fadiga.
Períodos estressantes esgotam os nutrientes ao organismo e a má nutrição reduz nossa capacidade de superar o estresse. A ansiedade é um dos fatores estressantes altamente prejudiciais. Estudantes, executivos, donas de casa e indivíduos com problemas financeiros estão entre as vítimas comuns da ansiedade. Esta desgasta as glândulas supra-renais, causando um estado energético severamente comprometido. O estresse pode também afetar nossa vida sexual. Se estivermos constantemente sob pressão, precisamos de mais vitaminas B e nutrientes antioxidantes.
Qualquer afecção que possamos apresentar que requisite nossa reserva de leucócitos para combater infecções ou organismos nocivos requererá de nós uma grande reserva de nutrientes para reforço imunológico. A vitamina C extras e certas plantas medicinais como o alho, a echinácea e outras, podem reforçar nossa resistência imunológica e acelerar a recuperação.
As necessidades nutricionais variam amplamente de um indivíduo para outro. Crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos necessitam dos mesmos nutrientes, mas em quantidades diferentes e com ênfase especial em alguns deles. Não podemos escapar ao estresse diário da vida moderna, mas podemos reduzir ou minimizar muitos fatores estressantes que roubam de nós nossas vitaminas e minerais – mais notadamente o fumo, a bebida ou o consumo excessivo de cafeína.
Os complementos nutricionais de qualidade combinam o benefício das vitaminas, dos sais minerais, das plantas medicinais ou dos alimentos integrais para assegurar absorção, utilização e eficiência máximas.
Alguns alimentos integrais bem conhecidos como brócolis, repolho, espinafre, alfafa, trigo e cevada entre outros, fazem parte da composição desses complementos. Quando consumimos alimentos integrais, não apenas absorvemos seus nutrientes, mas também seu espectro exclusivo de compostos de origem naturais chamados fitonutrientes. Eles absorvem a capacidade de eliminar de nossas células substâncias causadores de câncer antes que possam causar danos.
As vitaminas e os sais minerais contidos nesses complementos estão dentro dos padrões da DDR – Dose Diária Recomendada, assegurando uma quantidade adequada de nutrientes para proteger contra as deficiências nutricionais causadoras de doenças. As plantas medicinais são seguras e não causam dependência, o que as torna adequadas para consumo em longo prazo sem efeitos adversos.
Outra característica desses produtos de qualidade é que sã, fabricados a partir de ingredientes naturais selecionados, isentos de conservantes, colorantes, flavorizantes, estabilizantes e aditivos artificiais. Isto significa produtos de probabilidade extremamente baixa de reações alérgicas.
Portanto, se estivermos nos sentindo um pouco mais indispostos do que deveríamos, ou estivermos percebendo uma queda em nossa vida sexual e não sabemos exatamente por que; o que nós provavelmente precisamos é de alguma complementação nutricional como vitaminas e minerais. Tomados regularmente, esses complementos para a saúde podem ajudar a alcançar e manter a saúde e o bem-estar ideais.
AS DIFERENTES NECESSIDADES NUTRICIONAIS
CriançasAdolescentesMulheresHomesIdosos
Complemento Diário para Crianças
A boa nutrição é um dos fatores mais importantes para determinar o crescimento e o desenvolvimento saudáveis de uma criança. As crianças em fase de crescimento, entre dois e doze anos, necessitam de calorias e muitos nutrientes básicos para a formação de ossos e músculos. Na realidade, uma dieta saudável irá assegurar que o desenvolvimento mental da criança seja normal. O ideal seria que a boa nutrição para crianças começasse antes mesmo de elas nascerem – e, quando possível, até mesmo antes de serem concebidas.
Muitos médicos acreditam atualmente que os riscos de se contrair problemas cardíacos ou diabetes na vida adulta podem ser atribuídos tanto a fatores genéticos, quanto aos maus hábitos alimentares na infância. Uma dieta inadequada ou mal administrada pode reduzir a velocidade do desenvolvimento físico e mental de uma criança, ocasionar alergias alimentares, aumentar o risco de hiperatividade e de comportamento destrutivo.
A tendência das crianças em preferir doces, lanches e refrigerantes pode lhes privar de nutrientes vitais. Hábitos alimentares irregulares, pular refeições e perda de apetite podem criar deficiências de nutrientes entre as crianças.
As deficiências nutricionais em crianças também podem se manifestar como a falta de concentração, pouca atenção e irritabilidade. Para poderem lidar com a pressão de um bom desempenho na escola, elas precisam de mais vitaminas B e de ferro.
Coriza, resfriados, tosse e gripe são comuns na infância. Tudo isso exige um aumento na ingestão de nutrientes com o objetivo de aumentar a defesa natural da criança e acelerar a sua recuperação.
Complemento Diário para Adolescentes
A adolescência, ou o período dos 12 aos 18 anos de idade, é uma fase durante a qual ocorrem profundas mudanças fisiológicas e emocionais. Os problemas nutricionais da adolescência estão relacionados com a natureza rebelde desses anos. Adolescentes comem o que querem e quando querem; é difícil alimentá-los e mais difícil ainda, influenciá-los no que diz respeito às escolhas dietéticas.
Freqüentemente eles têm uma alimentação pobre em nutrientes, uma dieta rica em doces, alimentos processados e lanches, salgadinhos e frituras, que tendem a conter bastante sal, gordura e aditivos. Os adolescentes também podem ter uma alimentação deficiente em nutrientes porque eles freqüentemente evitam grãos, legumes e alimentos integrais. As meninas tendem a comer menos, pois se preocupam com o peso. Com o começo do ciclo menstrual, há uma maior demanda de ferro e muitos outros nutrientes.
Cáries e acne são comuns na adolescência, mais provavelmente devido às mudanças hormonais e a uma dieta deficiente em sais minerais e nutrientes. A pressão dos colegas é grande, e a maioria deles sente a pressão por um bom desempenho escolar.
O desenvolvimento físico e o crescimento rápido associado à adolescência podem dobrar a necessidade de calorias, proteínas e outros nutrientes específicos. Os pais podem ajudar os adolescentes a fazerem as melhores escolhas possíveis em relação à alimentação através da compreensão e do estímulo. Eles também podem dar bons exemplos, alimentando-se saudavelmente e não trazendo salgadinhos ou lanches e guloseimas para casa.
Um complemento multivitamínico e mineral é altamente recomendável para assegurar que os adolescentes obtenham todos os nutrientes necessários para suprir as suas demandas nutricionais especiais.
Complemento Diário para Mulheres
As mulheres têm necessidades nutricionais especiais. Hoje, mais do que nunca, as mulheres estão sob pressão para serem ativas tanto no trabalho como em casa. Tentando ter várias atividades, muitas são as que põem a saúde em risco. Considerações biológicas, isto é, menstruação, gravidez, lactação e menopausa, podem criar uma mudança nas necessidades nutricionais da mulher.
Uma das principais preocupações com as mulheres é a de que a sua alimentação pode não estar adequada. Muitas mulheres comem pouco para controlar o peso. Baixa ingestão de calorias sem complementos adequados pode conduzir a deficiências nutricionais.
Durante os anos férteis – isto é, durante o período da menstruação, entre idades que variam dos 13 aos 50 anos, os ovários produzem estrogênio e progesterona que controlam o ciclo menstrual. Esse equilíbrio hormonal da mulher é sensível e precisa de muito suporte. As mulheres precisam de vitaminas e sais minerais adequados para manter este equilíbrio e diminuir a síndrome pré-menstrual como enxaquecas e câimbras. É alta a necessidade de ferro para substituir os eritrócitos, perdidos durante a menstruação. Uma dieta rica demais em gorduras, óleos e açúcares, álcool, chá, cafeínas e medicamentos pode sobrecarregar o fígado. Isto pode trazer como conseqüência uma gravidez problemática e um tempo prolongado de recuperação.
As mulheres entram na menopausa entre os 45 e 55 anos. Este pode ser um período estressante, cheio de mudanças e com vários sintomas – fadiga, irritabilidade e ondas de calor. Também pode ocorrer perda de cálcio nos ossos com a mudança metabólica interna. Uma dieta fraca, tensão emocional e falta de exercícios podem influenciar na intensidade dos sintomas durante a menopausa. As mulheres que tomam conta de si mesmas com uma dieta saudável e apoio de complementos, e aprendem a lidar com o estresse, seguramente terão uma transição mais fácil e natural.
A vitalidade sexual também é importante para as mulheres. Para um relacionamento satisfatório, as mulheres precisam sentir amor, ter energia, e ter um equilíbrio hormonal; que permita emoções equilibradas e um nível de relaxamento juntamente com o desejo sexual saudável. As glândulas suprarrenais que ajudam a lidar com a tensão e geram energia sexual, necessitam de níveis adequados de vitaminas B e nutrientes antioxidantes para aumentar a vitalidade.
Complemento Diário para Homens
Os homens têm suas necessidades específicas para manter a saúde, vitalidade e produtividade. Eles têm níveis mais altos de energia e de metabolismo basais do que as mulheres. Além disso, os homens podem ser mais sensíveis ao conteúdo de gordura nos alimentos. De acordo com a Associação Americana do Coração, os homens são mais propensos a desenvolver problemas ou ataques cardíacos do que as mulheres, devido a uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida.
Anne Gittlemen cita algumas estatísticas que chamam a atenção: “Os homens lideram em oito das dez causas de morte; eles são menos propenso do que as mulheres a buscarem conselho médico e aconselhamento ou apoio emocional; eles abusam do álcool e dos medicamentos três vezes mais que as mulheres. Para completar o quadro, muitos homens são resistentes em admitirem ter algum problema”.
Estatisticamente, os homens apresentam taxas mais altas de problemas cardíacos, distúrbios pulmonares, doenças do fígado e cânceres, os quais contribuem para uma expectativa de vida sete anos a menos que as mulheres. De acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer – AICR, o câncer de próstata responde por 27% de todos os casos de câncer em homens. A segunda causa principal de morte entre os homens é o câncer pulmonar.
A energia sexual e a vitalidade são assuntos importantes para os homens. A impotência é um dos problemas mais comuns que preocupam muitos homens à medida que eles envelhecem. Os tipos errados de gordura e óleos podem entupir as artérias e diminuir o suprimento de sangue para o pênis. Duas chaves para uma vida sexual melhor são deixar de fumar e consumir menos açúcar. A nicotina contrai os vasos sangüíneos e o açúcar em excesso faz com que os vasos capilares se tornem flácidos e menos capazes de distribuir nutrientes e oxigênio às células. A tensão emocional, a ansiedade para o bom desempenho, a depressão, os medicamentos prescritos para a hipertensão e o diabetes podem contribuir para a impotência.
Fazer uma refeição bem equilibrada no escritório ou no trânsito pode ser difícil. Os homens têm tendência de pular refeições ou comer apressadamente para economizar tempo. Muitos consomem sobremesas em restaurantes e vários cafés entre as refeições. O corpo, então, supercompensa com uma dose extra de insulina que faz cair bruscamente o nível de açúcar no sangue. O resultado é a queda brutal de energia, seguida de fadiga. Desejos por bebidas cafeinadas como café, chá e cola que prometem estímulo imediato, também pode criar um círculo vicioso.
A pressão no trabalho e a pressa de horários apertados, podem fazer os homens ficarem ansiosos, irritáveis e mal humorados. Estresse, cansaço causado por viagens, escalas noturnas de trabalho, medicamentos e álcool podem contribuir para a insônia, que por sua vez alimenta novamente a cadeia de causas. Estudiosos acreditam que pelo menos 15% dos homens sofre de insônia, têm um curto tempo de concentração, perda de força física e dificuldades para reagir em situações pouco conhecidas.
Complemento Diário para os Idosos
A desnutrição é bastante comum entre os idosos. Eles apresentam deficiências em muitas vitaminas e sais minerais, como também uma baixa ingestão de calorias e proteínas. Os idosos freqüentemente comem exageradamente, muitos ficam ressentidos ou rebeldes e têm dietas desequilibradas. Uma má digestão faz com que isto piore. A baixa produção de ácidos no estômago e de enzimas digestivas interfere na quebra de gorduras, de carboidratos e proteínas. A parede do estômago não funciona como antes e a absorção de nutrientes, especialmente de minerais, diminui. Os medicamentos comumente receitados para idosos como antiácidos, laxantes e diuréticos podem interferir com a capacidade do organismo em absorver e armazenar os nutrientes.
Muitos idosos comem menos por causa da apatia, sentidos diminuídos do paladar e do olfato, dentes fracos, como também devido à incapacidade de obter ou preparar alimentos frescos, ricos em nutrientes. Problemas típicos da velhice como insônia, cansaço, depressão, esquecimento, ossos frágeis, fraturas, baixa resistência, visão e audição fracas são o resultado de dietas pobres e de deficiências nutricionais.
Reflexos reduzidos, a diminuição da memória e da capacidade para aprender, e a senilidade podem ser o resultado da diminuição das funções do sistema nervoso e da redução da circulação sangüínea. Há freqüentemente perda de força muscular e de coordenação, perda óssea e vertebral, e diminuição da elasticidade e da flexibilidade dos tecidos. A artrite se torna mais comum com o passar dos anos e conduz a um desgaste maior.
Muitas mudanças hormonais também ocorrem. Nos idosos, as diminuições na taxa metabólica e na função da tireóide podem reduzir os níveis de energia e agravar o diabetes. Fluidos e fibras inadequadas podem conduzir à constipação e desidratação.

Chlorella

Chlorella
Alimento natural sinergicamente equilibrado para a saúde do dia-a-diaDr. Bernard Jansen
A evolução e o progresso da humanidade, em síntese descuidaram-se da sua própria natureza em detrimento do avanço tecnológico e também das necessidades populacionais, os quais trouxeram problemas circunstanciais quase que irreversíveis. O interesse e a ganância do homem no ímpeto econômico, muitas vezes deixou de lado as conseqüências negativas da ação, gerando no mundo de hoje, danos ecológicos e nutricionais quase que incontroláveis à saúde do ser humano e a outros entes vivos no planeta.
Chlorella
“Uma dádiva da natureza para a salvação da humanidade”
                                                                                (Dr. Bernard Jensen)
O que é a Chlorella
ChlorellaÉ uma alga microscópica de água doce, sendo uma das primeiras formas de vida a surgir no planeta Terra. Ela talvez seja a responsável pela eliminação dos gases tóxicos que faziam o nosso ambiente inabitável. O surgimento da Chlorela data a mais ou menos três bilhões de anos, pertencente a era cambriana. Tem características autotrófica, isto é, tem capacidade autônoma de multiplicar-se e produzir tudo o que um ser vivo precisa, simplesmente aproveitando a energia solar, ou seja, a Chlorella contém todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos, proteínas e vitaminas. Foi descoberta em 1942 no laboratório de Stanford na Califórnia, sendo desenvolvida para uso de astronautas devido a sua capacidade fotossintética por excelência, conhecida como a “pílula do astronauta”. Porém, sua fama se alastrou junto ao desastre ecológico de Minamata no Japão, quando houve a contaminação da população por mercúrio, devido ao resíduo do mesmo ser projetado por uma indústria na baía de Minamata. Assim, o consumo dos peixes contaminados gerou danos violentos. A Chlorella, pela propriedade de conter aminoácidos especiais como a Metionina e Cisteína tem  o poder de desintoxicar metais tóxicos. Ela foi responsável por minimizar os efeitos nocivos do mercúrio às vítimas de Minamata.
Segundo o Dr. Bernard Jansen, médico americano, pesquisador da longevidade e conhecimentos auferidos em seus estudos em mais de 50 países, definiu ser a Chlorella “O MAIOR ALIMENTO DO SÉCULO” e que poderá ser a salvação da humanidade em termos de alimentação. Na sua essência, a Chlorella de boa qualidade possui: 65% emproteínas; 13% em carboídratos; contém 15 vezes mais clorofila do que o espinafre; 20 vezes mais proteína do que o leite; 14 vezes mais vitamina E do que no fígado; 2,1 vezes mais cálcio do que no leite; 4,6 vezes mais vitamina B1 do que no arroz semi-beneficiado; 11 vezes mais vitamina B2 do que no ovo inteiro; 5,8 vezes mais potássio do que o leite; 4,6 vezes mais ferro do que o fígado; além de todos os Sais Minerais e Aminoácidos necessários ao organismo.
Porque todos devem consumir Chlorella
Ao analisarmos o tipo de alimentos que consumimos, a qualidade da água que tomamos e tipo de ar que respiramos, podemos dizer que o nosso organísmo é constantemente agredido desde que nascemos. Inicialmente, da infância a meia idade, normalmente não notamos as consequências da agressão, porque os danos estão na fase assintomática. Nesta fase silenciosa da degradação, por não apresentar desconfortos, todos nós achamos que estamos bem. Para os que fazem exames preventivos também, pois os exames clínicos geralmente não acusam fatores pré-lesionais. Consumir Chlorella regularmente significa garantir os nutrientes necessários e eliminar os efeitos negativos dos fatores agressivos. Portanto, protege contra alimentos industrializados em termos de substâncias químicas, serve como compensador do desbalanceamento nutricional e além de ser alcalinizante do PH sangüíneo, auxilia na eliminação de metais tóxicos como alumínio, mercúrio, chumbo, cádmio, etc.
Vantagens da Chlorella como alimento
  • Desintoxicante natural (inclusive de metais tóxicos).
  • Regula a função intestinal (Prisão de ventre, Hemorróidas, etc.)
  • Regula o PH sangüíneo e melhora a oxigenação celular.
  • Melhora o perfil corporal naturalmente e remove o excesso de gorduras.
  • Melhora os problemas estomacais e favorece o balanceamento alimentar.
  • Recalcificação de crianças que comem muito açucar.
  • Excelente protetor na tendência anêmica da gestante.
  • Elimina o cansaço otimizando o metabolismo dos carboídratos.
  • Evita dor de cabeça, otimizando a função hepática e vesicular.
  • Melhora o desempenho mental de crianças na fase escolar.
  • Preventivo de doenças degenerativas de ordem neurológica.
  • Redutor de espinhas, acnes e alergias de forma geral.
  • Eficaz contra deficiências renais, como gota, reumatismo, ácido úrico, etc.
  • Previne doenças cardiovasculares (Aterosclerose, Hipertensão, etc.
  • Desenvolve o Q.I. ( Quociente de Inteligência).
  • Otimiza a produção do Hormônio do Crescimento (GH).
  • Retarda e minimiza os sintomas negativos da menopausa.
  • Exelente auxiliar no tratamento quimioterápico e radioterápico.
  • Minimiza os efeitos colaterais nos tratamentos alopáticos.
  • Não oferece efeitos colaterais, pois tem ação extremamente positiva.
OBSERVAÇÃO: Mais informações e referências científicas sobre a CHLORELLA com autor do post ou em sites internacionais com esta titulação.
Cuidados ao adquirir
Como qualquer alimento, é importante ter cuidados na aquisição da Chlorella. Verifique se possui o Certificado de Garantia, pois o que dá resultado não é o preço, mais sim a qualidade.
“A prevenção é a única forma de evitar os desconfortos do futuro. Previna-se!”

Conheça Geléia Real

Conheça Geléia Real
O néctar da longevidade
“Saiba porque a Geleia Real pode evitar e corrigir os distúrbios hormonais”
Geleia RealA Geleia Real é um dos mais perfeitos alimentos produzidos pela natureza,  a qual a abelha processa de forma imutável num período aproximado de 42 milhões de anos. É um produto da digestão gerada pelas abelhas operárias internas, a partir do pólem das flores transportadas pelas abelhas operárias externas para o interior da colméia. O pólen é ingerido pelas abelhas operárias internas, é processado pela digestão, sendo transformado em Geléia Real. Esta, por sua vez, é excretada por uma glândula existente na cabeça e que vem a ser o alimento exclusivo da abelha rainha. As abelhas operárias alimentam-sede de mel, que provém do néctar das flores e vive em média 45 dias. A rainha, por consumir apenas Geleia Real, cresce aproximadamente três vezes no tamanho e vive cerca de quatro a cinco anos, e, ainda uma vez fecundada  pelo zangão, reproduz diarimente cerca de 2000 ovos durante nove meses. Realmente, a Geleia Real é um alimento poderoso
Aproveitamento da Geléia Real pelo ser humano
A cerca de quatro séculos antes de cristo, Aristóteles já citava a Geléia Real como “a coisa parecida com mel, macia, densa e amarelada”, mas foi em 1952 que Berfufel, na França, fabricou remédios com Geléia Real, a qual ganhou destaque mundial com o caso do revivescimento do Papa Pio XII. Desde então, vários cientistas do mundo todo vem desenvolvendo estudos na composição e efeitos práticos do produto. Dessas pesquisas resultou o descobrimento de duas substâncias importantes. Homeoparotina, com poder revigorante, e o Ácido 10-Hidroxidecênico, com forte poder anticéptico, bactericida, fungicida e provável anticancerígeno (em pesquisa). Verificou-se também que a Geléia Real encerra no seu conteúdo aproximadamente 150 componentes e é um alimento extremamente equilibrado e estabilizado. Pela sua importância, os americanos tentaram a sua sintetização, porém após muito investimento não lograram êxito pela dificuldade em estabelecer o equilíbrio quântico dos componentes. Ou seja, ao alimentar a abelha rainha com a geleia suposta sintética, não desenvolvia as suas funções. Assim, mais uma vez, demonstrou-se que a ciência ainda não conseguiu imitar a simplicidade da natureza. Desta forma, a Geleia Real natural é um alimento com propriedades diversas, pois contém na sua essência quase todos os aminoácidos, vitaminas e sais minerais, com adição de elementos especiais, como os ditos anteriormente (Homeoparina e Ácido 10-Hidroxidecênico), promovendo para os que consomem regularmente um estado favorável de saúde, evitando a degradação precoce do organismo, ou, ainda, a regeneração das funções normalmente degradadas pelos maus hábitos da vida.
Ação da Geleia Real nos distúrbios hormonais
A regularidade funcional no nosso organismo está alicerçada no Sistema Nervoso e no Sistema Endócrino (hormonal). Tanto em um como em outro, o comando básico está no cérebro. O Sistema Nervoso depende de impulsos elétricos e o Sistema Endócrino, de substâncias produzidas por algumas glândulas, chamadas de hormônios, que se descarregadas na corrente sangüínea. Estes, por sua vez, exercem papéis bioquímicos em várias partes do nosso organísmo. O Hipotálamo e a Hipófise, entre outras glândulas importantes, são os responsáveis pela regularidade hormonal do nosso organísmo. Como a Geleia Real possui as substâncias exênciais às funções cerebrais, tem o poder de manter a regularidade funcional das glândulas endócrinas, ou ainda de revitalizá-las, quando consumida com persistência. Na realidade, como a Geleia Real age nas funções cerebais como um todo, tem a função de monitorar o organismo de forma geral.  Outro grande mérito da Geleia e a ação antioxidante de extrema abrangência, pela qual alguns cientistas atribui o motivo da longevidade da abelha rainha, que pelo fato constante do consumo da geleia evita a precocidade do envelhecimento. Também, a Geleia Real como alimento é grande ativador do GH, que é um dos fluidos mais importantes no nosso organismo, que atua na renovação celular, também conhecido como hormônio do crescimento. Finalmente, a ação da Geleia Real, por evitar a decadência precoce do organismo, evita o distúrbio precoce das funções hormonais e também tem o poder de regenerar, devolvendo a regularidade na produção hormonal, fazendo desaparecer sintomas como falta de memória, ansiedade, depressão, indisposição, fadiga, irritações, calorões, etc.
Ação da Geleia Real nos distúrbios da obesidade
Normalmente a obesidade é um distúrbio de conotação genética, desencadeada pela disfunção endócrina. Portanto, o problema é hormonal e, sendo hormonal, tem a ver com o desequilíbrio entre a hipófise e a tireóide. Muitas vezes, nos exames clínicos da tireóide ou da hipófise, mesmo apresentando-se na faixa da normalidade, pode-se apresentar desequilíbrio entre os níveis de T3 e T4 da tireóide e TSH da hipófise, já que este, por sua vez, é um hormônio retro-alimentador do T3 e T4. O  distúrbio normalmente inicia na hipófise em consequência da decadência cerebral. A solução definitiva da maioria dos casos da obesidade é equilibrar o metabolismo, otimizando as funções da tireóide pela recuperação da hipófise. Neste aspecto, a Geleia Real, associada à otimização dos fatores funcionais dos sistemas digestivo, hepático e circulatório, reduzindo o nível de toxinas e mudança dos hábitos alimentares, tem sido o caminho lógico e definitivo de uma vida saudável sem a obesidade.
Geléia Real e outros benefícios
A grande vantagem do consumo regular da Geleia Real está no benefício geral do organismo, portanto, prevenindo diversos desconfortos patológicos que normalmente surgem após os 40 anos de idade em ambos os sexos. Verifique alguma das substâncias contidas na Geléia Real e os seus benefícios no organismo humano.
Substâncias básicas da Geleia Real e seus benefícios
TRIPTOFANO
  • Aumenta a secreção da insulina;
  • Otimiza a liberação do hormônio de crescimento, melhora o anabolismo do tecido muscular;
  • Calmante e ansiolítico.
ÁCIDO GLUTÂMICO
  • Melhora o funcionamento cerebral;
  • Preventivo da senilidade.
ARGININA
  • Aumenta a imunidade;
  • Combate o câncer;
  • Aumenta a virilidade.
GLICINA
  • Aumenta a liberação de hormônio de crescimento;
  • Otimiza a renovação celular;
  • Age na cicatrização;
  • Otimiza a reserva glicogêncio (energia).
PROLINA
  • Estimula a síntese de proteínas e colágeno;
  • Evita rugas e melhora a pele.
TIROSINA
  • Importante no tratamento da depressão e ansiedade;
  • Minimiza o Stress.
ADENOSINA DIFOSFATO (ADP) E TRIFOSFATO (ATP)
  • Fontes energéticas essenciais.
RIBOFLAVINA
  • Melhora a visão;
  • Alivia a fadiga muscular;
  • Previne câncer de esôfago.
INOSITOL
  • Auxilia no metabolismo do colesterol mantendo nos níveis ideais.
BIOTINA
  • Possibilita cabelos saudáveis;
  • Otimiza a atividade física.
ÁCIDO FÓLICO
  • Previne anemia, cansaço, fadiga e irritabilidade;
  • Auxilia no tratamento do retardo mental e a arterioesclerose.
Demais substâncias
  • No total, a Geléia Real encerra no seu conteúdo mais de 150 componentes, perfeitamente combinadas e equilibradas.
IPORTANTE!
Ao cunsumir a Geleia Real, verifique a sua origem e de preferência exija o Certificado de Garantia. (Não compre Geleia Real misturada com mel para fins terapêuticos).
Fonte: Por Kunio Inamoto, Novos Rumos, Nov/2011.

Óleo de fígado de tubarão

Óleo de fígado de tubarão
oleo_tubarãoVários cientistas em seus estudos ecológicos se surpreenderam com o tubarão squalus. Essa espécie de tubarão, que habita as águas profundas dos oceanos, consegue sobreviver apesar do ambiente rarefeito de oxigênio. O segredo dessa vitalidade está no seu fígado, cujo tamanho corresponde a 25% do seu peso. Cerca de 90% do fígado do squalus é constituído de esqualeno.
O óleo de fígado de tubarão possui vários componentes em sua constituição. O principal deles é o esqualeno, um composto orgânico insaturado que é capaz de liberar oxigênio no interior das células do organismo.
Essa sua capacidade de liberar oxigênio ocorre por meio de uma reação química natural entre o esqualeno e a água intracelular, de forma a prover a quantidade de oxigênio essencial para o funcionamento do metabolismo normal.
Isso demonstra que o esqualeno é capaz de prover oxigênio também para os órgãos e tecidos humanos.
O Dr. Hideo Noguchi, cientista japonês mundialmente famoso, e o Dr. G. Warld, médico alemão, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, concordam entre si que a causa central das doenças crônicas da civilização é a redução do oxigênio celular. Desde o momento em que o ser humano passou a adotar hábitos de vida distantes dos naturais, o seu organismo começou a sofrer redução na quantidade  de oxigênio nas células de seus tecidos e órgãos. A vida sedentária, o estresse, a alimentação desequilibrada e de pouca qualidade, o uso excessivo de remédios alopáticos, os vícios (como o álcool e o tabagismo) e a poluição ambiental, são os fatores que, isoladamente ou em conjunto, têm responsabilidade direta pela redução de oxigênio no organismo.
A diminuição de oxigênio no sangue, como efeito primário, devido às alterações na densidade, viscosidade e acidez, altera a distribuição de oxigênio, principalmente para os órgãos vitais. Assim, todos  os órgãos passam a ter perda significativa em suas capacidades funcionais e metabólicas, o que interfere inicialmente no funcionamento do cérebro e, sucessivamente, do coração, dos pulmões e do sistema imunológico e culmina na diminuição da resistência do organismo às doenças.
Quando a diminuição do oxigênio no sangue persiste por um longo período de tempo, acaba se tornando crônica e manifesta-se clinicamente como cansaço físico e mental, envelhecimento precoce, falta de ar, tonturas, palpitações, dores lombares, transpiração excessiva, extremidades frias, tremores nas mãos, dores reumáticas, dores do tipo angina pectoris, ansiedade e neuroses.
Com a descoberta e o uso terapêutico do esqualeno, a medicina alternativa pode fazer uso desse poderoso recurso para tratamento dessas enfermidades citadas e de outras, graças à sua capacidade de produzir oxigênio intracelular.
O esqualeno é capaz de prover oxigênio individualmente para cada célula dos tecidos do organismo. Esse oxigênio proporciona maior eficiência ao metabolismo, o que mantém a célula viva e saudável.
O uso terapêutico mais indicado do óleo de fígado de tubarão é na forma de administração por via oral.
Contudo, alguns estudos têm revelado uma eficácia significativa quando usado de forma tópica. Por exemplo, esse componente, o esqualeno, possui alta absorção e permeabilidade epidérmica e não provoca reações alérgicas. Devido a essas características, o esqualeno tem demonstrado efeito importante contra as doenças de pele, principalmente as dermatofitoses (ou micoses).
O tratamento de queimaduras, com uso tópico de esqualeno, também apresenta resultados importantes, promove recuperação mais rápida e alivia a sintomatologia inicial. Tal resultado está em concordância com os efeitos bactericida e fungicida do esqualeno, o que facilita a melhor cicatrização.
Alguns estudos referem que o esqualeno pode ter papel importante na formação da membrana celular de forma a beneficiar a multiplicação das células e promover melhor cicatrização.
Cuidados ao adquirir
Como qualquer alimento, é importante ter cuidados na aquisição do Squalene, já que é produto de extração. Verifique se foi extraído a frio e se possui o Certificado de Garantia, pois o que dá resultado não é o preço, mais sim a qualidade.
Observação
Atualmente, graças a um moderno método de produção descoberto pelos japoneses e com o emprego de tecnologia daquele país é possível obter este óleo em escala comercial e a Naturally Anew o disponibiliza com o nome de Squalene 99, um suplemento alimentar que mais se aproxima de um suplemento de oxigênio.
“A prevenção é a única forma de evitar os desconfortos do futuro. Previna-se!”
apresent_squalene
Fonte: Informativo Anew – set/2007
Vídeo sobre o Squalene:  http://www.videolog.tv/video.php?id=490206
Advertências quanto ao uso deste vídeo:  http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário